skip to Main Content

ASSIBGE SINDICATO NACIONAL

A ASSIBGE-SN originou-se da antiga Associação que tinha um caráter apenas recreativo.

Diante da necessidade de organizar os trabalhadores do IBGE, um grupo iniciou um trabalho de aglutinação que culminou com o lançamento de uma chapa para concorrer a direção dessa entidade. Chapa essa, que foi demitida pelo Sr. Jessé Montelo, um dos representantes da ditadura militar, que manchou a história desta casa.

Mas os trabalhadores não se curvaram, mesmo sabendo que poderiam ter o mesmo destino, outros se lançaram candidatos e elegeram-se dando início ao processo de organização dos trabalhadores do IBGE.

Quando no regime Celetista, nossos Acordos Coletivos precisavam ser assinados por uma entidade sindical, já que nos era vedado o direito a sindicalização. O sindicato que nos representava junto à Justiça do Trabalho, só fazia subtrair um dia de trabalho, na forma de imposto. E assim que alcançamos esse direito fundou-se o Sindicado Nacional dos Trabalhadores em Instituições e Fundações Públicas Federais de Pesquisas Estatísticas e Geográficas – SINPEG, sindicato que exerceria apenas o papel de homologador dos Acordos Coletivos. No entanto sua finalidade foi desvirtuada. O que resultou numa disputa de representação da categoria por duas entidades.

A partir do Congresso Sindical Unitário de Base dos Trabalhadores do IBGE, realizado em Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, de 26 de Novembro de 1992, conforme deliberação expressa no Plebiscito sobre Organização Sindical, realizado em 14 e 15 de outubro de 1992, em que participaram 8.468 (oito mil quatrocentos e sessenta e oito) trabalhadores do IBGE, e que foi ratificado pelo Congresso Nacional do Sindicado Nacional dos Trabalhadores em Instituições e Fundações Públicas Federais de Pesquisas Estatísticas e Geográficas – SINPEG, passa a entidade, criada em 18/01/89, a ter a razão social de ASSIBGE – Sindicato Nacional dos Trabalhadores em Fundações Públicas Federais de Geografia e Estatísticas.

Tendo se fundido, incorporando o respectivo patrimônio, com a Associação dos Trabalhadors do IBGE – ASSIBGE, que substitui a Associação dos Funcionários do IBGE, que substitui a Associação dos Ibegeanos que, por sua vez, substitui o Clube dos Ibegeanos, fundados em 10/08/1947, regendo-se pelo presente estatuto, sendo uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, por prazo indeterminado, com sede e foro na cidade do Rio de Janeiro e base territorial em todo país, passando a adotar a denominação de ASSIBGE – Sindicato Nacional e a sigla ASSIBGE – SN.

Back To Top
Pesquisar