
As reivindicações dos servidores públicos federais serão discutidas com o governo em uma reunião marcada para o dia 20 de fevereiro, às 14:30, em Brasília. A Assibge, representada pelo nosso diretor da executiva nacional, Paulo Lindesay, estará presente junto ao FONASEFE. Em paralelo a reunião faremos um ato na esplanada, participe.
A aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 está travada no Congresso Nacional desde o ano passado devido à chantagem de setores conservadores para a liberação de emendas parlamentares, bloqueadas pelo STF por falta de transparência. Em tese, a votação deveria ocorrer até o dia 22 de dezembro do ano passado, mas a previsão é que a votação ocorra só depois do carnaval. O atraso, além de colocar em risco o orçamento de pastas fundamentais, também impede a implementação do reajuste salarial acordado em 2024, após intensa mobilização dos servidores públicos federais.
Na reunião apresentaremos as nossas pautas de reivindicações, como a extensão do auxílio-saúde para todos os servidores, independente de terem plano de saúde contratados, conforme as normas da ANS, com a contrapartida do governo de no mínimo 50%; e a instituição do auxílio-nutrição para os servidores aposentados e instituidores de pensão. Pressionaremos contra o avanço de medidas de reforma administrativa infraconstitucionais como o PGD e pelo cumprimento pleno dos acordos de greve e pautas das mesas específicas.
Cobraremos também que o somatório dos valores retroativos não ocasionem uma mudança na faixa tributária, pelo entendimento de que os servidores públicos federais não podem pagar pelos erros do Congresso. Durante a reunião, realizaremos um ato em frente ao prédio que sediará o primeiro encontro da MNNP. A mobilização está marcada para às 14h, no Anexo do Bloco F, Esplanada dos Ministérios.
O Brasil não pode ficar refém de interesses escusos, as entidades do FONASAFE estão pressionando os deputados pela votação. Caso a LOA siga sem data para ser votada a mobilização será ainda maior.
Seguimos na luta!
*Por aqui confere a pauta das reivindicações da bancada Sindical. Divulgaremos os informes e o andamento das negociações após a reunião.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.