Diante da polarização que tomou conta da sociedade brasileira, em função da disputa política eleitoral, a ASSIBGE – Sindicato Nacional indica a todos que não elejam ou reelejam candidatos ao Executivo e ao Legislativo que votaram contra a classe trabalhadora, como nos casos da Reforma Trabalhista, a Emenda Constitucional 95 (que determina um teto para os investimentos públicos) e a lei que amplia a terceirização para as áreas fim.
Em tão pouco tempo em vigor essas mudanças já se fazem sentir em toda a sociedade brasileira, principalmente nos serviços públicos, saúde, educação, cultura, patrimônio, com tendência de piora nos próximos anos. Elas representam a asfixia dos órgãos públicos e ampliam o uso de formas de contratação que precarizam os serviços (terceirização, OS, contratação temporária, etc), como já ocorre em vários estados e municípios.
O Sindicato não vai orientar o voto em nenhum candidato, mas existem candidaturas e partidos que defendem não só o arrocho fiscal em larga escala, o que só aprofunda a crise econômica, como também propõem medidas que apontam para a concentração da renda, como uma reforma tributária regressiva (paga mais imposto quem ganha menos). São candidatos que defendem a ampla privatização do patrimônio público, de empresas construídas e projetadas com os recursos públicos, com papel fundamental para a soberania nacional.
A ASSIBGE-SN é fruto da luta dos trabalhadores do IBGE e da Constituição Federal de 1988, que consagrou o direito de sindicalização dos servidores, portanto, uma conquista da democracia.
Seja quem for o novo Presidente, a ASSIBGE-SN seguirá cumprindo seu papel com compromisso de classe com todos os ibgeanos, como sempre fez, em defesa dos direitos dos trabalhadores, do papel estratégico do IBGE para a sociedade e lutando pela democratização do IBGE.
A Executiva Nacional da ASSIBGE-SN não pode se omitir ou se calar, diante dos que são contra a democracia e se servem dela para defender a ditadura militar, a tortura e a supressão dos direitos humanos, difundem preconceitos contra as mulheres, negros, homossexuais e, sobretudo, atacam os direitos dos trabalhadores.
Em função do exposto, a Executiva Nacional da ASSIBGE-SN convoca as trabalhadoras e os trabalhadores do IBGE a comparecerem às ruas e praças neste dia 29 de setembro, para repudiar o autoritarismo e defender a democracia.
#ELENÃO
Executiva Nacional da ASSIBGE-SN
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.