Ofício – ASN/EN/082/20
Rio de janeiro, 16 de dezembro de 2020
À Senhora
Susana Cordeiro Guerra
Presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE
Av. Franklin Roosevelt, 166/10°andar, Castelo, Rio de Janeiro – RJ
Assunto: Sobre o adiamento da divulgação da PNS
Senhora Presidente,
No dia 9 de dezembro, véspera do embargo, fomos surpreendidos com a notícia do adiamento da divulgação da Pesquisa Nacional de Saúde – PNS, que ocorreria segundo o calendário disponível na internet, no dia 11 de dezembro. A notícia do adiamento, escrita em 4 linhas, na véspera do embargo suscitou dúvidas e suspeitas de trabalhadores, em diferentes unidades do IBGE, quanto à interferência dos quadros de direção no trabalho técnico.
Tais suspeitas foram motivadas pela forma demasiada simplificada que foi tratado esse informe. Dizer que o IBGE fará estudos adicionais para garantir a qualidade dos dados, na antevéspera da sua divulgação não é normal segundo as boas práticas de comunicação, bem como contraria o requisito de transparência consolidado nos princípios fundamentais de estatísticas oficiais. Além disso, colocou em dúvida a qualidade do trabalho já feito.
Explicações mais claras deveriam ter sido dadas no momento desse informe. Entretanto, nada foi dito até agora sobre o assunto para todos de forma ampla. Então, é fundamental que a direção do IBGE esclareça. A pergunta é: até que ponto o tal adiamento teve relação com o conteúdo dos dados que seriam divulgados?
Omitir informações é algo muito grave e custoso para um instituto de estatística, pois este tem a credibilidade e a transparência como seu principal insumo. Por isso, exigimos que o IBGE divulgue uma nota completa em que não recaia dúvidas ou suspeitas sobre o trabalho técnico desenvolvido por seus trabalhadores.
Não admitiremos que essa direção, com gesto tão descuidado e nada transparente, fragilize a credibilidade do IBGE como o governo tem buscado fazer com todas as instituições de produção de ciência e conhecimento. Qualquer plano para descredibilizar nosso trabalho será combatido, nós trabalhamos para o povo e não para os governos de plantão.
Atenciosamente,
Executiva Nacional da ASSIBGE- Sindicato Nacional
Ofício nº 082 de 16 de dezembro de 2020 – Sobre o adiamento da divulgação da PNS
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.