Nesta terça, 09/07, ocorreu uma audiência pública na Câmara dos Deputados, onde se debateu, com a presença do presidente do IBGE, o fortalecimento da instituição como coordenador do sistema estatístico oficial. Também presente na mesa, a ASSIBGE, mais uma vez, realçou a urgência por um orçamento mais robusto para frear o processo de precarização em curso.
Encerrada a audiência, os companheiros presentes em Brasília percorreram os gabinetes parlamentas para tratar das pautas da categoria e, em paralelo a isso, já beira de completar 10 dias aguardando por ajustes na tabela recebida pelo MGI, cobrar que o sindicato fosse recebido para tratar da urgência dos ajustes.
Um dos diretores da ASSIBGE foi então recebido pelo titular da Secretaria de Gestão de Pessoas, José Celso, no Bloco K, onde ocorria uma sequência de reuniões. Foram cobrados então do secretário os ajustes na proposta, bem como que os trabalhadores temporários sejam contemplados neste processo, ante a urgência da solução à um problema que, inclusive, havia sido fortemente destacado na audiência pública realizada pela manhã.
O secretário José Celso afirmou que o assunto está sendo tratado, e que o MGI espera enviar até quinta, dia 11/07, a resposta retificada para que os trabalhadores do IBGE avaliem, e que esta, de acordo com o representante do governo, contemplará o máximo impacto orçamentário possível para o governo.
Sobre os trabalhadores temporários afirmou, a despeito das colocações já conhecidas de que as mesas específicas não tratam desta parcela dos servidores, que estava trabalhando para encontrar uma solução para esta parcela dos trabalhadores, dada a precariedade das condições remuneratórias tão destacada pela entidade sindical.
Desta forma, cabe-nos permanecer atentos, a fim de que a proposta corrigida possa, assim que recebida, ser apreciada pela categoria que, caso a rejeite, possa buscar os meios de alcançar melhor disposição do governo quanto ao impacto para os trabalhadores do IBGE, e tudo isso sem descuidar da necessidade de que não só os efeitos ativos e aposentados sejam contemplados neste processo de luta, como também os temporários.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.