Buscando apresentar as pautas e necessidades dos trabalhadores do IBGE ao novo governo federal eleito, a ASSIBGE-Sindicato Nacional se reuniu por duas vezes, em novembro, com membros do gabinete de transição integrantes do grupo de trabalho de planejamento (área temática responsável pelo IBGE).
Nessas ocasiões, a ASSIBGE expôs tanto as necessidades urgentes – reajuste de trabalhadores efetivos e temporários e realização de novos concursos – como questões estruturais – fortalecimento institucional do IBGE, garantia de autonomia técnica e orçamentária, reestruturação da carreira, entre outros.
Os representantes do novo governo manifestaram compreender a importância estratégica do IBGE para a sociedade brasileira e a gravidade da situação atual do órgão. Afirmaram, porém, que não havia no momento possibilidade de assumir compromissos, em função de não haver ainda um nome definido para o cargo de Ministro do Planejamento e pela existência de outros assuntos urgentes por solucionar – deixando aberto o canal de diálogo para continuarmos a pautar essas questões no futuro. Expressaram ainda preocupação com a situação do Censo Demográfico, que não deve se encerrar em 2022.
A ASSIBGE seguirá acompanhando a formação do novo governo e buscando soluções para os problemas que afetam o IBGE e seus trabalhadores.
Saudações sindicais,
Assibge Sindicato Nacional
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.