
A ASSIBGE – Sindicato Nacional tomou conhecimento, no dia 28 de janeiro, de que a mais recente publicação “Brasil em números” traz prefácio assinado pela governadora de Pernambuco, sobre a qual o noticiário aponta uma possível filiação ao PT, num texto que tem caráter de publicidade do governo daquele estado.
Diante disso, o sindicato vem a público manifestar sua preocupação. Consideramos grave que uma das publicações mais prestigiadas do IBGE traga conteúdo que sugira elementos de propaganda de governo, maculando o caráter imparcial e técnico historicamente reconhecido desta instituição.
Ressaltamos que, para além da inquestionável inviolabilidade do rigor técnico na produção dos dados, é imprescindível manter a cautela para evitar danos à credibilidade do IBGE junto à população, a qual já se vê sob ameaça com a criação do “IBGE+”. A situação se agrava quando essas publicações oficiais passam a incluir conotações que fogem ao compromisso de neutralidade estatística e informacional.
Diante desse cenário, a ASSIBGE conclama os dirigentes do IBGE, em especial aqueles alheios aos quadros técnicos da instituição, a respeitarem e preservarem a imagem de independência técnica do Instituto, construída ao longo de décadas. Nesse sentido, torna-se fundamental a restauração de critérios que impeçam que publicações, eventos oficiais e agendas de dirigentes sejam permeados por manifestações de cunho político-partidário, a fim de que não restem dúvidas quanto a credibilidade e a essência técnica que são pilares do IBGE.
A ASSIBGE – Sindicato Nacional mais uma vez coloca-se à disposição para dialogar e colaborar na construção de soluções que reafirmem a importância do IBGE enquanto órgão de Estado, livre de pressões ou interesses políticos, e com o nuclear compromisso com a produção de informações estatísticas e geocientíficas confiáveis e isentas para a sociedade brasileira.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.