O Movimento Vida Além do Trabalho (VAT) tem como pauta a redução da jornada de trabalho que massacra a grande maioria dos trabalhadores do mercado formal no Brasil. A diretoria do ASSIBGE-SN manifesta o apoio à PEC contrária a escala de trabalho 6×1 e pela redução dos dias de trabalho semanais. O tema alcançado pela PEC é central a todo o conjunto da classe trabalhadora: a redução da jornada de trabalho. A ASSIBGE-SN tem como princípio estatutário o apoio às iniciativas por uma sociedade justa e igualitária.
A jornada 6×1 prejudica a saúde e o bem-estar da população. A redução legal da jornada de trabalho de 44 para 36 horas semanais permitirá aos trabalhadores e trabalhadoras mais tempo para a família, para o lazer, permitirá maior tempo para qualificação, para ter uma vida mais digna, com menos problemas de saúde e acidentes de trabalho.
A mudança na jornada de trabalho semanal é prevista numa Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de iniciativa da deputada Erika Hilton (PSOL-SP) e vem mobilizando diversos segmentos da classe trabalhadora. Na última semana o movimento ganhou grande expressão nas redes sociais. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pede o fim da escala 6×1 ultrapassou as 171 assinaturas necessárias para que a matéria possa iniciar a tramitação no Congresso Nacional.
*Movimentos sociais e sindicatos preparam atos em diversas cidades no dia 15 de novembro.
A escala 6×1 é desumana, ASSIBGE em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras do país!
Saudações sindicais
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.