Os trabalhadores do IBGE aguardam, para os próximos dias, um desfecho para a campanha salarial de 2015, discutida pela Executiva Nacional e pelos Núcleos com a categoria no transcorrer dos últimos meses. Os servidores do IBGE buscam a implantação do novo plano de carreiras, um percentual mais justo para o reajuste salarial e a solução de outros problemas igualmente graves, como a alteração dos valores da GDIBGE apenas para uma parcela dos aposentados.
Deste processo negocial, mesmo com a mobilização mais forte de algumas categorias, que foram recebidas pelo governo com prioridade, não foi possível obter um índice maior que o 5,5% para o próximo ano. O cenário econômico desfavorável, provocado pelo “ajuste fiscal” do próprio governo, levou o Ministério do Planejamento a informar, tanto à ASSIBGE-SN quanto a direção do IBGE, da impossibilidade de implantação do Plano de Carreiras no próximo ano. No entanto, houve sinalização favorável do Ministério para a discussão da proposta ao longo de 2016.
Também foi aberta a possibilidade de afastar a cláusula que divide os aposentados e representa um ataque à paridade, um precedente que poderia prejudicar outros servidores no futuro. O tratamento dado aos aposentados no que se refere à GDIBGE seria conforme o que consta no projeto da reestruturação da carreira.
Diante disso, na última semana a Executiva Nacional enviou ofício, foram deflagradas assembleias em todo o país e aguarda-se agora uma posição do Planejamento acerca desses pontos e sobre a anistia dos descontos dos dias de paralisação feitos em 2015.
Por isso, a despeito do período de festas, é fundamental os companheiros mantenham-se atentos às informações no Portal e no Face da ASSIBGE-SN e às convocações do Sindicato.
Executiva Nacional da ASSIBGE-SN
23/12/2015
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.