Em reunião organizada pelo Núcleo Sede e pela Executiva Nacional da ASSIBGE, os Agentes de Pesquisa por Telefone (APTs) lotados no Call Center do IBGE (na Avenida Equador, Rio de Janeiro) debateram as perspectivas de reajuste salarial.
Os APTs são trabalhadores temporários do IBGE que realizam entrevistas e atendimentos por telefone, coletando dados diretamente ou atuando no suporte a diversas pesquisas permanentes do Instituto. Atualmente, os APTs recebem um salário mensal de R$1.345, o menor entre os trabalhadores do IBGE.
Recentemente, o Conselho Diretor do IBGE aprovou a resolução de elevar o salário dos Agentes de Pesquisa e Mapeamento (APMs), proposta que ainda precisa de aporte orçamentário pelo Ministério do Planejamento para ser implementada. Essa resolução não mencionava os APTs, mas o entendimento expresso pelo Coordenador de Recursos Humanos do IBGE, Bruno Malheiros, é que o reajuste se estenderia, na mesma proporção, aos APTs, o que elevaria o salário dos mesmos para R$2.400.
A ASSIBGE segue pressionando para que o reajuste seja implementado o mais rápido possível e seja de fato estendido aos APTs e conta com a mobilização dos trabalhadores para isso.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.