A ASSIBGE-SN solicitou, através de ofício encaminhado à Presidência do IBGE no dia 11/01, retificação do Edital para o Concurso Público Nacional Unificado 2024 (CPNU). O sindicato foi surpreendido com a notícia de que os editais não contemplam a atribuição de pontos por atuação em atividade de coleta de dados geoestatísticos, seja no IBGE ou órgãos análogos, nem para os cargos de nível médio, nem para os cargos de nível superior.
A solicitação de retificação tem como objetivo valorizar a experiência dos candidatos em atividades relacionadas à produção de informações geográficas e estatísticas, reforçando o caráter técnico das atividades realizadas pelos trabalhadores do órgão. Esse tema foi amplamente debatido no Comitê Gestor de Carreiras e Cargos (CGPCC – 2022-2024) onde houve acordo sobre sua inclusão nos próximos editais: “A possibilidade de concursar servidores entre pessoas com conhecimento já acumulado em pesquisa e mapeamento, incluindo a coleta e levantamento de informações em qualquer instituto de pesquisa e mapeamento, e disponíveis no mercado do trabalho, aponta também para economia de treinamento e capacitação.” (OFÍCIO Nº 141/2023/DE/CRH/IBGE).
A reivindicação de inclusão da pontuação por experiência foi também aprovada por unanimidade no mais recente congresso da ASSIBGE. A pontuação por experiência é uma importante forma de reconhecer e valorizar a força de trabalho da nossa instituição.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.