O Sindicato Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do IBGE (ASSIBGE-SN) publica esta Carta, direcionada à sociedade brasileira e à Comunidade Científica, como forma de alerta sobre as graves ameaças ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desencadeadas a partir de decisões da atual Direção do órgão.
Decisões recentes da atual direção do IBGE colocam em risco a soberania geoestatística brasileira. Entre essas decisões, destaca-se a criação de uma fundação de direito privado para gerir a “inovação tecnológica” no órgão. Essa medida foi implementada sem consulta aos quadros técnicos, à comunidade científica e à sociedade civil, configurando um precedente perigoso para a interferência de interesses privados no sistema geoestatístico nacional.
Diante da importância do IBGE na produção de dados que fundamentam políticas públicas, pesquisas e planejamento estratégico em nível nacional, é imprescindível que essa instituição seja preservada enquanto patrimônio público e mantida sob controle democrático e transparente.
Contamos com o apoio de todos para garantir a integridade e a independência do IBGE.
Leia a carta em anexo
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.