O corpo de funcionários da Coordenação de População e Indicadores Sociais (COPIS) do IBGE vem expressar apoio ao posicionamento técnico de nossa Coordenadora, Bárbara Cobo, e Gerente de Demografia, Leila Ervatti, que entregaram seus cargos no dia 6 de junho, por meio de cartas públicas.
Em suas cartas, Bárbara e Leila apresentam ponderações e preocupações que refletem o estado de espírito do conjunto da Coordenação.
Um grande número de técnicos da COPIS trabalha, desde 2016, na preparação do Censo Demográfico 2020. Dessa forma, não podemos evitar um sentimento de consternação frente às mudanças metodológicas implementadas pela Presidente do IBGE e pelo Diretor de Pesquisas, unilateralmente e sem a cautela necessária.
Preocupa-nos também a possibilidade de essa condução equivocada ser aplicada a outras pesquisas e publicações do IBGE, seja às 10 divulgações anuais produzidas diretamente pela COPIS, seja ao trabalho dos colegas de outras coordenações.
Frente ao afastamento de Bárbara e Leila, nossa coordenação, com quatro décadas de história e inúmeros trabalhos realizados, considera indispensável reafirmar nosso compromisso coletivo com a preservação dos planos de trabalho estabelecidos e com o respeito ao corpo técnico e ao posicionamento dos profissionais envolvidos em cada projeto.
*Assinam os funcionários da COPIS, em decisão unânime de reunião realizada em 17 de junho, com a participação 44 servidores.*
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.