Sem qualquer debate com técnicos do IBGE, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou Projeto de Lei alterando a metodologia de cálculo do desemprego, que passaria a não mais considerar como ocupado, entre outros, o trabalhador que recebe menos de um salário mínimo/mês.
De antemão manifestamos nossa total discordância com essa mudança, ao mesmo tempo em que estranhamos a omissão da Direção do IBGE diante de uma modificação metodológica com consequência direta sobre o cálculo de pesquisas fundamentais para determinar a situação do mercado de trabalho no país.
Sindicato quer amplo debate antes da decisão final do Congresso Nacional
A ASSIBGE-SN tomará as iniciativas necessárias para que o Projeto seja debatido no Congresso Nacional com a participação de técnicos do IBGE, que mais contribuições têm para esclarecer dúvidas.
Em que pese a legitimidade dos parlamentares em propor alterações metodológicas de pesquisas oficiais, a maneira correta de fazê-lo é sempre a partir de um diálogo em fóruns do IBGE, com o corpo técnico que lida diretamente com as pesquisas e com a sociedade civil.
O Projeto, de autoria do deputado Daniel Coelho (Cidadania-PE), segue agora para apreciação do Senado Federal. Confira, no link abaixo, o corpo do Projeto:
https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=F29FDA32D50819A608B01466704926BE.proposicoesWebExterno1?codteor=1354728&filename=PL+2126/2015
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.