Por solicitação da ASSIBGE-SN, a Comissão Eleitoral responsável pela eleição de representantes dos trabalhadores ao Comitê Gestor do Plano de Carreiras e Cargos (CGPCC) prorrogou o prazo para votação até 26 de novembro. Em documento protocolado em 14/11 a Executiva Nacional requereu a medida como forma de assegurar o direito ao voto pelos trabalhadores.
O Sindicato recebeu uma série de reclamações de servidores que não conseguiam votar, por conta de dificuldades em acessar o sistema, especialmente os aposentados, que em sua maioria ainda não têm login da rede interna do IBGE. O problema foi agravado pela pouca divulgação das instruções sobre como votar, além da falta de computadores destinados ao processo eleitoral nos locais de trabalho, como determina o regulamento das eleições.
No mesmo documento o Sindicato solicitou esclarecimento quanto à forma de preenchimento das sete vagas destinadas aos representantes eleitos, uma vez que a R.CD que regulamenta o CGPCC determina que devem ser eleitos três (3) representantes das Unidades Estaduais, um (1) representante dos aposentados, e três (3) representantes das Unidades Setoriais do Rio de Janeiro, mas foram inscritas apenas duas (2) candidaturas para este último critério.
Em função disso, a Comissão Eleitoral decidiu que a UE/RJ integrará o cálculo das Unidades Setoriais do Rio de Janeiro, provavelmente porque este entendimento representa uma interpretação da norma, que não necessitaria ser alterada, o que estaria fora das competências da Comissão Eleitoral, evitando, assim, a interferência do Conselho Diretor, que em suas últimas decisões relativas ao CGPCC dedicou-se apenas a enfraquecê-lo.
A Executiva Nacional da ASSIBGE-SN entende que esta resposta afasta um grande receio quanto a violação da paridade na composição, mas, definitivamente, não é a melhor solução. Qualquer alternativa que dependa de deliberação do Conselho Diretor somente será favorável aos trabalhadores se estes tiverem ampla participação no processo eleitoral, conferindo forte legitimidade aos representantes eleitos e dando condições para que estes possam estancar o processo de sangria a que o CGPCC vem sendo submetido nos últimos anos.
Convocamos a categoria a participar da votação, escolhendo candidatos efetivamente comprometidos com as lutas e as reivindicações coletivas.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.