Boa parte dos núcleos sindicais da ASSIBGE-SN em todo o país realizou atividades no Dia Nacional de Luta contra o ajuste fiscal do governo Temer, em 29 de setembro. Outras categorias do funcionalismo federal também participaram, com paralisações parciais e manifestações conjuntas nas capitais, com metalúrgicos e metroviários.
No IBGE houve atividades nas unidades do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio, Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso, Maranhão, Alagoas e Distrito Federal. No Sul os companheiros realizaram atividades nas portas das unidades desde as primeiras horas do dia. Em São Paulo uma assembleia determinou a paralisação da Unidade Estadual. O mesmo aconteceu na UE do Mato Grosso.
Os companheiros da Bahia decidiram realizar um debate sobre o PLP 257 e a PEC 241, mesma decisão dos companheiros do Distrito Federal. Os colegas de Minas realizaram assembleia na porta da UE, enquanto os do Maranhão marcaram presença com uma vigília na porta da unidade. Em Alagoas e no Rio a decisão dos núcleos foi de engrossar a participação nos atos públicos, junto aos demais sindicatos e centrais sindicatos.
A Dipeq-RJ realizou atividade concorrida com os aposentados no dia anterior, já os núcleos Sede e Canabarro marcaram posição na frente das duas unidades, com aparelhagens de som e panfletagens. Na Avenida Chile houve falações nos andares para ampliar o debate com a categoria sobre as ameaças que constam dos projetos do governo Temer.
Até o fechamento desta matéria não obtivemos informações sobre atividades realizadas pelos demais núcleos sindicais.
ELIAS diz
Nada a temer! Fora temer!