A melhor maneira que o governo encontrou para “apagar o fogo” e “acabar com o desmatamento” foi retirar do INPE a atribuição de divulgar os dados sobre alertas de incêndios e queimadas em todo o País.
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais é ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, e foi, até hoje, o responsável por divulgar diariamente dados técnicos sobre o avanço do fogo no território nacional, ferramenta importantíssima no combate aos incêndios no país.
Alterar o sistema de monitoramento de queimadas já era um desejo da equipe do presidente Jair Messias Bolsonaro e vinha sendo desenhado desde 2019. O atual presidente já havia se desentendido com a casa outras vezes, em uma delas tentou, inclusive, descredibilizar o órgão falando que os dados sobre o desmatamento que está destruindo a Amazônia eram mentirosos.
Assim como fez com o IBGE e faz com inúmeros institutos ele segue, negando a ciência, não por ser um negacionista, possivelmente por desejos escusos, ou não tão escusos assim!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.