Por iniciativa do deputado Chico D´Ângelo (PDT/RJ) a Câmara dos Deputados promoveu, em 5 de maio de 2019, Sessão Solene em homenagem aos 83 anos do IBGE. Foram convidados a integrar a mesa do evento a Executiva Nacional da ASSIBGE-SN (representada por Antonio Da Matta), Eduardo Pereira Nunes (ex-presidente do IBGE), o atual diretor de informática do IBGE, David Wu Tae (representante da Presidência do IBGE) e os colegas Antonio Alkmin e Márcia Quintslr.
Em nome dos trabalhadores Antonio Da Matta enfatizou que a intervenção do governo no IBGE pode produzir um apagão estatístico no país, que é fundamental recompor o quadro de servidores, além dos quesitos retirados do questionário e o orçamento do IBGE. Da Matta lembrou que o Sindicato defende o IBGE como um órgão de Estado, cuja estrutura deve ser democratizada com eleições diretas para presidente, diretores de unidades e diretorias.
Ao reafirmar uma série de críticas aos cortes de verbas e do questionário do Censo, Eduardo Nunes lembrou que os registros administrativos existentes no país ainda são insuficientes para cobrir as informações necessárias de um Censo. Nunes manifestou sua convicção de que “os funcionários do IBGE trabalharão e lutarão para que o Censo de 2020 possa representar o que a sociedade brasileira espera”.
Davi Wu Tae pediu desculpas pela ausência da Presidente do IBGE, Susana Guerra, e apresentou argumentos em defesa das medidas adotadas até aqui pela Direção do IBGE, em função da realidade orçamentária e de pessoal para a condução do Censo 2020.
Por sua vez, Marcia Quintslr disse que o grande presente dos 83 anos do IBGE deveria ser o seu fortalecimento enquanto órgão público fundamental para sociedade, que depende de recursos e uma postura de governança com transparência.
Já Antonio Alkmin pediu diálogo da Direção do IBGE com os técnicos da casa, alertando que a condução do Censo2020, da forma que está, pode mascarar parte de realidade vivida pela parcela mais empobrecida da população brasileira.
Todos os deputados parlamentares presentes* ressaltaram a importância do IBGE para o planejamento de políticas públicas do país, criticaram o corte de verbas e o questionário do Censo 2020, comprometendo-se a lutar por recursos para o IBGE na Comissão de Orçamento da Câmara.
(*) Compareceram à Sessão Solene os deputados Chico D´Ângelo (PDT/RJ), Nelson Pelegrino (PT/BA), Henrique Fontana (PT/RS), Alessandro Molon (PSB/RJ), Marcelo Calero (Cidadania/RJ), Elvino Bom Gass (PT/RS), André Figueiredo (PDT/CE) e Luís Lima (PSL/RJ).
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.