A segunda edição do estudo “Desigualdades sociais por cor ou raça no Brasil” (IBGE), mostra que a queda na renda familiar dos brasileiros verificada desde 2019 está ocorrendo acompanhada de um aumento na disparidade entre negros e brancos.
O estudo do IBGE foi feito com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) e apresenta uma análise focada nas desigualdades sociais por cor ou raça, a partir da construção de um quadro composto por temas essenciais à reprodução das condições de vida da população brasileira como mercado de trabalho, distribuição de rendimento e condições de moradia e educação.
O acesso à educação, políticas públicas e ao mercado de trabalho são cruciais para acabarmos com essa disparidade. Quanto mais portas se abrem, maiores são as oportunidades que a população negra tem para se mover dentro da estrutura social.
Separamos nos cards alguns dados que escancaram a desigualdade, compartilhem. Pelo link você confere o estudo completo. Não podemos aceitar viver o retrocesso!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.