Questionada por parlamentares da Comissão do Idoso da Câmara dos Deputados, a Direção do IBGE não soube explicar e nem apresentou estudos técnicos que justifiquem os cortes no questionário do Censo 2020. O debate ocorreu durante a Audiência Pública de 4 de julho, com a participação da Presidente do órgão, Susana Guerra, e dos diretores de pesquisas, Eduardo Rios Neto, e de informática, David Wu Tae.
No caso da retirada da pergunta sobre aluguel, a diretora da ASSIBGE-SN, Dione de Oliveira, alertou que o prejuízo transcende a preocupação com a série histórica do IBGE, mas se estende à sociedade. “Como serão realizadas políticas de habitação do setor público e privado nos municípios sem essas informações?”
Já o demógrafo Antônio Tadeu esclareceu que o fórum para decidir sobre o questionário do Censo é o Comitê Técnico, que não se reuniu desde a posse da atual Presidente. “Essa não é uma atribuição do Conselho Diretor do IBGE”. Para Tadeu outro grave problema é a retirada de questões sobre migração interna, que podem ter graves consequências para a distribuição dos fundos de participação de estados e municípios.
Deputados manifestaram preocupações
O deputado Marcelo Freixo, que presidiu a Audiência Pública, não ficou satisfeito com as explicações dadas pelos dirigentes do IBGE para justificar a retirada de perguntas sobre renda, aluguel e migração. “Vamos fazer um requerimento de informação ao IBGE para que demonstre porque esses cortes foram feitos. Estamos entrando com um requerimento junto ao Ministério Público para não permitir que esses cortes sejam feitos”, informou ao final da sessão.
A Comissão do Idoso da Câmara conseguiu inserir uma Emenda Aditiva à Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2020, na qual pretende assegurar recursos “suficientes para garantir a integridade metodológica da série histórica, sendo vedados reduzi-los de maneira a comprometer a comparabilidade do questionário com as edições anteriores”. Parlamentares de outros partidos presentes também manifestaram suas preocupações com a situação do IBGE e do Censo 2020.
Confira, em anexo, a Emenda à LDO 2020, aprovada pela Comissão do Idoso da Câmara dos Deputados.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.