Dione Oliveira foi encarregada de passar os informes da Executiva Nacional durante a reunião da Direção Nacional da ASSIBGE-SN. Em síntese, os pontos abordados por Dione foram:
. A ASSIBGE-SN publicou cartilha sobre os 32 anos do Sindicato. Também está em fase final de edição a pesquisa sobre condições de trabalho no IBGE, realizada com a categoria.
. GEMA – A Direção do IBGE alega que não tem informação do projeto do Rabello para o IBGE. No dia 9 de novembro foi realizada a Pré-instalação da GEMA, cujo lançamento oficial será na Infoplan (Confest/Confege), previsto para a primeira semana de dezembro. Foram colhidas 250 assinaturas de parlamentares em favor da Frente. Rabello fez uma exposição sobre o IBGE, suas pesquisas e seu pessoal. Detalhou um pouco o que se espera do IBGE do futuro pela sociedade, que seria representada pelo Congresso Nacional. Parlamentares manifestaram mais interesse sobre o Fundo de Participação de Municípios.
. Projeto Rede – Direção do IBGE informou que as coisas estão meio paradas. Não temos mais informações e a Direção não informa. Há movimentações nos bastidores, pelos informes dos estados. A impressão que se tem é que não há interesse em deixar claro o que se passa.
. Convocação dos 50% da reserva do concurso 2016 – Existe demanda de pessoal no IBGE. Fernando Abrantes disse que a demanda está ali, mas não podem fazer pedido tão rápido, em função de termos recebido este ano os 650 aprovados no concurso. Já o secretário do MPOG, Augusto Akira Shiba não deu esperanças, diante da aprovação da PEC 55.
. Carreira – Direção diz que está motivada, mas não deu nenhum retorno concreto a respeito. O secretário do MPOG, Augusto Akira Shiba, disse que dará retorno à nossa demanda entre 22 e 25/11.
. Saúde – Cobramos da Direção do IBGE a instalação da Comissão de Saúde, aprovada nas negociações sob a gestão de Wasmália Bivar. Deixaram claro que não vão instalar a Comissão, que a questão da saúde será pela SIAAS e que não tem sentido discutir saúde no IBGE com os servidores.
. Fóruns dos servidores – ASSIBGE-SN está presente em praticamente todas as reuniões do Fonasefe, com apoio do Núcleo DF. Temos levado informes da situação de dificuldade de mobilização no IBGE. Ainda assim, estamos participando das manifestações conjuntas e dos fóruns estaduais dos servidores.
. Pronunciamentos do senador Ataídes Oliveira e entrevistas do Paulo Rabello – Cobramos esclarecimentos e posicionamento público da Direção do IBGE, através de ofícios. O Jornal Valor Econômico publicou matéria a respeito (http://www.valor.com.br/brasil/4760977/servidores-do-ibge-criticam-propostas-de-rabello). Até agora não houve sequer uma resposta por escrito às nossas indagações.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.