POR PREFEITURAS E CÂMARAS DEMOCRÁTICAS, VOLTADAS PARA OS INTERESSES DA POPULAÇÃO! –
Aproximam-se as eleições municipais e a ASSIBGE-SN, mais uma vez, cumpre o dever de levar aos ibgeanos em todo o país o debate sobre a importância do voto. O Sindicato não indica e nem tem o papel de indicar voto para qualquer legenda partidária a ninguém, mas como entidade representativa de classe não pode se omitir diante da disputa política eleitoral que ocorrerá no dia 2 de outubro em todo o Brasil.
Como parte da estrutura do Estado brasileiro, o IBGE (que este ano completou 80 anos de existência), passa por um período de precarização, com pessoal em número reduzido, uso e abuso da mão de obra temporária e contingenciamento de verbas. Não temos sequer a certeza de que realizaremos o Censo Agropecuário em 2017.
Nós, servidores federais, estamos ameaçados de ver nossos salários congelados por vinte anos, sem concursos públicos, sem progressão e promoção na carreira. Os que estão para se aposentar podem ter que trabalhar ainda mais e os que já estão aposentados correm o risco de ver seus benefícios serem desvinculados dos salários de quem está na ativa.
Para piorar, um senador da República vai à tribuna do parlamento e acusa o IBGE de manipular os números do desemprego, sem que a Direção ou alguém do governo vá a público desmentir.
Todos estes fatos não surgem por acaso: são frutos podres de um governo que não foi eleito, que surgiu de uma ruptura com a democracia, com um programa que visa atacar os direitos dos trabalhadores para manter os interesses de banqueiros, credores da dívida pública e grandes empresários.
Por isso, o servidor do IBGE deve entender esta eleição como uma forma de dizer NÃO ao governo Temer, dirigido pelo PMDB, PSDB e seus aliados. A ASSIBGE-SN alerta a todos que votar nos candidatos de partidos da base de apoio do governo Temer é dar um tiro no pé, é votar contra os serviços públicos, os servidores, os aposentados, as donas de casa e a juventude.
Queremos a gestão das cidades com democracia, transparência e prioridade para a população. Não queremos cidades governadas a partir dos interesses de empreiteiras, empresas privadas de transportes, organizações sociais que controlem hospitais e escolas e serviços públicos que não funcionem. Precisamos de prefeituras e câmaras de vereadores que ouçam a população, com um funcionamento democrático e transparente na gestão dos recursos públicos. O povo paga impostos para que seus direitos básicos sejam cumpridos.
A ASSIBGE-SN conclama todos os servidores do IBGE a NÃO VOTAR NOS CANDIDATOS DE PARTIDOS QUE APOIAM E FORMAM O GOVERNO TEMER. Converse com sua família, com os amigos e vizinhos. O voto também tem lado. Não dê seu voto a quem ataca os servidores, os serviços públicos, os aposentados e os trabalhadores.
Executiva Nacional da ASSIBGE-SN
Setembro/2016
leo jose de oliveira lima diz
A ASSIBGE, foi fundada com principio básico de ser apolítica, oque não se tem visto nesta atual direção. Sugiro ética.
RS diz
CADA UM FIQUE COM A SUA OPINIÃO, PELO VISTO VOCÊS NÃO PENSAM NO BRASIL E NOS OUTROS, PENSAM SOMENTE O QUE É BOM PARA VOCÊS, EGOISTAS, POIS SE TIVESSEMOS AINDA O PT NO PODER, CERTAMENTE JÁ ESTARIAMOS RECEBENDO O SALÁRIO PARCELADO, IGUAL AO RIO DE JANEIRO E RIO GRANDE DO SUL.
SE A OPINIÃO É LIVRE, ENTÃO NÃO VOTEM EM CANDIDATOS E PARTIDOS DE ESQUERDA.