Na quinta-feira, 6 de junho de 2019, quatro técnicos ligados aos trabalhos de elaboração do Censo pediram afastamento de seus cargos. A decisão se deu por conta de uma série de divergências com o encaminhamento da operação censitária.
A atitude foi anunciada durante o lançamento da Campanha em defesa do Censo, no Auditório da Associação Brasileira de Imprensa, no Centro do Rio, que contou com boa parte da categoria e recebeu o apoio de diversas entidades da sociedade civil.
Os três ex-presidentes que antecederam a Susana Guerra também estiveram presentes e criticaram a postura da atual administração. “O Censo deixou de ser Censo. O Censo virou uma contagem rápida de população”, afirmou o ex-presidente Eduardo Nunes em sua intervenção.
Entre os motivos para a adoção da medida estão as pressões sofridas para reduzir o tamanho das amostras do Censo 2020 sem fundamento técnico, bem como a substituição da metodologia de coleta sem uma avaliação sobre os impactos desta decisão no Censo.
Os técnicos ressaltam que a assinatura de acordos com organismos internacionais, anunciados pela atual gestão, não representa qualquer inovação, à medida em que o IBGE tem acordos de cooperação há décadas, o que envolve intercâmbio em forma de assistência técnica com outros países.
A decisão dos colegas é uma demonstração de que se aprofunda a crise no IBGE, em função da postura autoritária e intervencionista de sua Presidente, que pretende impor uma operação censitária mutilada, com um orçamento reduzido e um questionário que deixa lacunas para o conhecimento pleno da realidade da população brasileira.
A Executiva Nacional da ASSIBGE-SN saúda a atitude corajosa assumida pelos técnicos e reafirma a disposição de seguir lutando por um CENSO SEM CORTES e pela democratização do IBGE.
Entregaram seus cargos:
Andréa Guimarães (vice-diretora de pesquisas)
Bárbara Cobo (coordenadora de indicadores sociais)
Marcos Paulo Freitas (coordenador de métodos e qualidade)
Leila Ervati (gerente de estimativas populacionais)
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.