A ASSIBGE recebeu hoje, da parte do Ministério de Gestão e Inovação, a notícia de que a SOF, Secretaria de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento, autorizou o reajuste de APMs e APTs do IBGE. Para implementação, o reajuste dependerá agora apenas de trâmites internos no IBGE.
Conforme a ASSIBGE apurou, a nota técnica enviada pelo MGI a SOF indica o reajuste equiparando o rendimento dos APMs a R$2.676,24 e dos APTs a R$2.007,18, uma elevação de 77% para ambos. Dessa forma o salário dos APMs estará equiparado ao piso do vencimento básico dos servidores efetivos de nível intermediário e os APTs receberão um vencimento semelhante, mas proporcional a sua jornada de 6h diárias. Não foi possível confirmar ainda se a SOF aprovou a totalidade desse valor.
O reajuste teria efeito a partir de outubro (com pagamento em novembro). A equiparação do salário dos APMs ao piso do vencimento básico dos servidores efetivos de nível intermediário é uma reivindicação da ASSIBGE, formulada e aprovada em fóruns sindicais. A proposta foi aprovada no Comitê de Carreiras e Cargos do IBGE e posteriormente aprovada pelo Conselho Diretor do IBGE, há 18 meses, em março de 2023, e desde então aguardava aporte orçamentário para efetivação.
Esse trâmite exigiu um longo processo de pressão e acompanhamento da ASSIBGE. De especial importância foi a insistência em tratar o tema na mesa específica de negociação, momento em que o MGI passou a tomar atitudes para efetivar o reajuste.
A ASSIBGE considera que, se efetivado, o reajuste será uma vitória histórica, da qual fazem parte todos os trabalhadores do IBGE, temporários e efetivos, ativos e aposentados, que participaram de greves, operações padrão, atos e outras formas de mobilização em torno da pauta de remuneração justa para os temporários, em campanhas acumuladas ao longo de uma década
Essa luta continuará até a efetivação final do reajuste e até que o IBGE conceda também um reajuste para os demais trabalhadores temporários do órgão (SCQs, ACMAPs, SPs e Analistas Censitários).
VITÓRIA DOS TRABALHADORES, VITÓRIA SINDICAL!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.