Através da agenda oficial da Presidência foi confirmada para 22 de junho de 2016, às 15 horas, a cerimônia oficial de posse do empresário Paulo Rabello de Castro na Presidência do IBGE, no Palácio do Planalto, em Brasília. A ASSIBGE-SN lembra que esta decisão, além de significar um descumprimento da Lei de Conflito de Interesses (LEI Nº 12.813, DE 16 DE MAIO DE 2013), pode representar uma ameaça à autonomia técnica do IBGE.
A ASSIBGE-SN lamenta a decisão e reafirma a posição já adotada pela categoria em congressos e plebiscitos, que aponta a necessidade de ELEIÇÕES para a Presidência, Conselho Diretor e chefias das unidades estaduais do IBGE, além da realização de um Congresso Institucional, como formas de democratizar a gestão e assegurar a independência necessária do órgão frente aos governos de plantão e a interesses privados (políticos e de “mercado”).
JOÃO VIANA ARAÚJO diz
A posição que a ASSIBGE-SN tem assumido, ante à série de desmandos, incongruências e ultrajes promovidos pelas autoridades governamentais de nosso desventurado país, é digna de nossos maiores encômios e aplausos.
JOÃO VIANA ARAÚJO/UE-PA