A ASSIBGE-SN parabeniza a todos os trabalhadores e trabalhadoras do IBGE pela dedicação e luta na construção de um instituto de pesquisa de altíssima credibilidade nacional e internacional.
Infelizmente, esse legado de 83 anos de história está ameaçado.
O corte no orçamento e no questionário do Censo 2020 poderão trazer consequências profundas para o conhecimento da realidade brasileira e para a formulação e monitoramento das políticas públicas. Além disso, a forma como o corte foi imposto revela um processo de intervenção política no IBGE, marcado pelo desrespeito aos critérios técnicos e pela redução dos espaços de diálogo com a sociedade e com seus trabalhadores.
Exoneração de diretores, nomeação de membros externos e consultorias do Banco Mundial fizeram parte desse processo de desrespeito ao projeto do Censo 2020, construído pela equipe técnica da casa a partir de uma série de consultas e seminários internos e externos.
Por fim, o não comparecimento nem o envio de um representante da Direção do IBGE a Audiência Pública, realizada em 29 de maio na Câmara dos Deputados, em Brasília, confirmam a incapacidade de diálogo da atual Presidente do IBGE, Susana Cordeiro Guerra.
A postura da atual administração demonstra o desinteresse em ouvir os trabalhadores e a sociedade, fato que foi pontuado por diversos parlamentares durante a Audiência, arranhando a imagem republicana do IBGE.
Nós, trabalhadores e sociedade civil, precisamos dizer um NÃO a esse retrocesso, dado o risco deste Censo retratar precariamente a realidade brasileira e de pagarmos a conta com a nossa credibilidade, construída nesses 83 anos de IBGE.
Ibegeanos(as), parabéns pelos 83 anos de empenho e de luta!
Defender o IBGE é defender o CENSO SEM CORTES!
29 de maio de 2019
Executiva Nacional da ASSIBGE – Sindicato Nacional
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.