O IBGE completa hoje 86 anos de existência. Essa comemoração se dá em meio às últimas etapas de preparação do mais extenso e importante levantamento estatístico brasileiro, o Censo Demográfico. O recenseamento de 2022 será o 13º censo demográfico brasileiro e o nono conduzido pelo IBGE.
Ao longo dos últimos anos, a ASSIBGE-Sindicato Nacional, ao lado do corpo técnico do Instituto e de diversos setores da sociedade civil, lutou continuamente para a preservação orçamentária e técnica do censo, visando garantir a maior qualidade possível dos dados coletados. Infelizmente, não fomos capazes de impedir uma redução significativa da verba e alterações sem embasamento técnico no questionário. Consideramos, porém, que nossas posições e o amplo apoio social que elas encontraram foram importantes para impedir ataques ainda mais graves.
É imprescindível que façamos um bom censo e que o povo brasileiro receba bem os recenseadores. Os dados do Censo Demográfico embasarão direta e indiretamente diversas políticas públicas. São informações importantes para que o Brasil encontre seu caminho após a pandemia e a grave crise econômica e política que vivemos.
A reconstrução do país, porém, passa também por reconstruir e fortalecer o IBGE. A produção de dados adequados e confiáveis, em acordo com padrões profissionais e científicos internacionais, cumpre papel estratégico para o desenvolvimento do país.
Lutemos por um IBGE com: autonomia técnica, independência de governos, dirigentes eleitos, orçamento garantido para cumprir seu programa de trabalho estabelecido em diálogo com a sociedade, atuação coordenada com os demais órgão públicos produtores de estatísticas, servidores efetivos valorizados e em quantidade suficiente e trabalhadores temporários reconhecidos pela contribuição que dão ao instituto.
Saudações sindicais,
ASSIBGE Sindicato Nacional
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.