IBGE na contramão do estado democrático
Instrução normativa do governo pode obrigar o retorno e IBGE não dialoga com os trabalhadores
Mediante a chegada da devastadora pandemia de Covid-19 ao país, a ASSIBGE – Sindicato Nacional preocupada com a vida e saúde, seja ela física ou mental de seus trabalhadores, se manteve atenta e adotou medidas, já a direção do IBGE, não diferente do esperado, se fechou ainda mais e tornou obscuro o futuro dos seus trabalhadores.
Logo no início da pandemia, no dia 17 de março, solicitamos a formação de Comissões de Saúde e Meio Ambiente locais, com participação paritária entre indicados pela direção e pela representação dos trabalhadores, o pedido não surtiu efeito e a direção nem sequer aceitou discutir o conteúdo. Depois disso, anunciaram a tal criação de grupos de trabalho e apontaram discussões no âmbito do conselho diretor e força tarefa porém, não há uma só linha esclarecedora sobre quem integra tais comissões nem quais documentos já analisaram e produziram.
Fruto de despreparo ou de um meticuloso projeto, tal desassossego dos trabalhadores é consequência de condutas que ocorrem na contramão do estado democrático, colidindo com os princípios que norteiam o serviço público. A presidente do IBGE naturaliza os valores privatistas e autoritários da proposta de contrarreforma administrativa que defende. A verdade é que, ninguém sabe efetivamente o que será feito para preservar a saúde dos trabalhadores no retorno ao trabalho presencial diante da maior tragédia de saúde que já vivenciamos.
É inadmissível que o desenho de protocolos de retorno ao trabalho presencial, tal como anunciado na intranet no dia 9 deste mês, com a formação de uma “Força Tarefa” para tratar do assunto, esteja ocorrendo sem que a representação legítima dos trabalhadores seja ouvida. A ASSIBGE-SN continuará a reivindicar a participação da representação dos trabalhadores em todo e qualquer debate a respeito do retorno ao trabalho presencial. Foi protocolado, no dia 10 de novembro, mais um ofício solicitando a nossa participação. Veja o histórico de tentativa de diálogo da ASSIBGE-SN com a direção do IBGE.
Detalhes dos fatos até o presente momento – IBGE RETORNO AO TRABALHO
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.