Presentes:
Assibge: Antônio Carlos DaMatta, Dione de Oliveira, Manuela Alvarenga e Susana Drumond (GT de Carreira 2014)
Direção IBGE: Paula Dias (Assessora da DE e membro do GT Carreira 2014)
Governo: José Borges (Secretário de Gestão de Pessoas), Cleber Izzo ( Diretor de Relações de Trabalho do Setor Público) e Luiza Drumond (Assistente administrativa do Ministério)
A ASSIBGE-SN resgatou a proposta protocolada e apresentada em 2020, como os pontos emergenciais relativos diretamente aos trabalhadores do IBGE, reestruturação da carreira, salário de temporários e concurso público.
Sobre cargos, carreiras e salários, depois de apresentação da ASSIBGE-SN sobre a proposta, os representantes do governo reafirmaram que não há espaço para alterações que gerem impacto orçamentário. A unificação em uma única carreira foi vista como possibilidade, dentro da atual visão de enxugamento de carreiras.
A incorporação da gratificação aos aposentados, seja de 100 pontos ou 90 como já recebem na ação do dapibge, foi visto, a princípio, como polêmica por possibilidade de reivindicação de outros setores do funcionalismo, embora tenhamos dois argumentos importantes: é fruto de ação jurídica definitiva e saímos da carreira de C&T, sem direito de opção que nos assegurava a integralidade da gratificação produtivista (GDACT) na aposentadoria.
A desvinculação da avaliação de desempenho do ganho econômico é simpática, mas não será tratada por categoria. Somente alternativas sem impacto financeiro teriam “passagem”. Ficaram com o compromisso de avaliar os itens apresentados, incluindo o reajuste de APMs e APTs, cujos salários estão próximos ao salário mínimo e dar retorno ao sindicato.
Sobre o concurso solicitado pela direção, o sindicato reforçou a gravidade da falta de trabalhadores efetivos no IBGE. O que já impacta os trabalhos correntes e impõe o fechamento de agências, prejudicando o programa de trabalho da instituição. Os representantes afirmaram que só há dois concursos aprovados, sendo 669 vagas para o INSS e 1000 vagas para a Receita Federal e que a solicitação do IBGE será avaliada junto com as demandas de outros órgãos do serviço público federal, que são inúmeras, no próximo governo.
Saudações sindicais,
ASSIBGE Sindicato Nacional
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.