Ontem, dia 28 de fevereiro, aconteceu em Brasília a segunda reunião oficial da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) com o governo federal. Participaram da reunião representantes dos fóruns das entidades sindicais dos servidores, o Fonasefe (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais) e o Fonacate (Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado).
Essas reuniões são parte do processo de continuidade da campanha salarial emergencial, e essa mesa de negociação foi inaugurada a partir de solicitação protocolada pelo Fonasefe onde, além do reajuste, eram reivindicados equiparação dos benefícios com outras esferas do funcionalismo, revogaço de portarias e normas e instalação das mesas setoriais.
Na última reunião, realizada no dia 16 de fevereiro, o governo apresentou uma proposta de apenas 7,8%. Hoje, os representantes do Fonasefe reafirmaram a solicitação de um reajuste de 26,94% feito anteriormente. A posição das entidades sobre a característica emergencial desse debate foi ratificada para o governo, e também foi advertida a necessidade da instalação das mesas setoriais.
O governo se comprometeu a discutir uma contraproposta e apresentar nova posição até a próxima sexta para a negociação prosseguir. Esta nova proposta do governo será ou não referendada na terça-feira, dia 7, quando acontecerá nova reunião da mesa de negociação.
O Fonasefe se reunirá hoje, 1 de março, para discutir mais a fundo o que ocorreu nesta última rodada de negociação. Os representantes do fórum reiteram que estão empenhados em acelerar o máximo possível a conclusão da negociação com a garantia de um reajuste justo.
Além da questão salarial, no último dia 27, aconteceu a mesa de negociação sobre a portaria nº 10.723/22. Nesse ponto, ainda não houve acordo com o governo. Haverá revogação da atual portaria e será criada uma nova, porém a proposta desta segue com algumas questões problemáticas aos servidores, e será colocada em discussão e como pauta aos servidores.
Texto: Fernanda Rodrigues – Assessoria de imprensa FONASEFE
Fonasefe.org.br
Fotos: Pedro Mesidor/FENASPS
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.