A ASSIBGE lamenta, com profundo pesar, a morte do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips, que estavam desaparecidos desde o dia 05 de junho após saírem em expedição no Vale do Javari, no Amazonas.
Essas mortes representam o Brasil em que vivemos, comandado por Bolsonaro, no qual se busca interromper a luta dos defensores da preservação da floresta amazônica, da vida dos seus povos originários, das lideranças ambientais, dos cientistas e jornalistas, com perseguição, ameaças e violência.
Vivemos hoje o desmantelamento das instituições do Estado e dos serviços públicos pelo atual governo. Essas instituições poderiam, com sua ação, limitar e mesmo evitar esse tipo de ocorrência. Mas, essas também são alvo desse governo predatório, cuja política é anti-ambientalista, anti-indigenista, anti-povo e anti-vida.
Bruno era servidor de carreira da Funai, foi exonerado do cargo de coordenador regional pelo atual governo após participar, dentre outras, de uma operação que expulsou garimpeiros da região yanomami de Roraima. Bruno se licenciou para seguir seu trabalho junto aos povos do Javari.
Phillips era um correspondente experiente que fazia reportagens no Brasil há 15 anos. Sua especialidade eram histórias profundas sobre grupos vulneráveis em lugares de difícil acesso na floresta amazônica, Phillips estava escrevendo um livro sobre a Amazônia.
Exigimos que o atual governo dê resposta à sociedade sobre quem assassinou Bruno Pereira e Dom Phillip, e que nosso país e a Amazônia sejam protegidos das ações destruidoras de grupos para-legais que visam usurpar a riquezas e a biodiversidade amazônica e que têm como único compromisso o lucro.
Nós, como trabalhadores e trabalhadoras queremos viver num país em paz, que tenha respeito e direitos para todos. Exigimos justiça e uma investigação célere e independente, para que os culpados sejam responsabilizados.
Nossa solidariedade e sentimentos às famílias de Bruno Pereira e Dom Phillip. Seguiremos em frente, que a luta deles não tenha sido em vão!
ASSIBGE Sindicato Nacional
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.