Desejamos um novo ano com mais respeito, direitos e dignidade
O final do ano está chegando e precisamos falar de algo que piorou, drasticamente, nos últimos 4 anos, a violência em campo para com nossos trabalhadores e trabalhadoras da coleta.
Gilson Graciano dos Santos, vítima de racismo, e Tiago Marcolino Pereira, vítima de violência física e verbal e a trabalhadora que sofreu uma tentativa de estupro, não são casos isolados. Os trabalhadores do IBGE que cuidam da coleta e do contato direto com o informante lidam cotidianamente com todo o tipo de preconceito: cor ou raça, gênero e classe social.
A desqualificação pública do IBGE, dos serviços públicos e do funcionalismo feita pelo governo Bolsonaro, juntamente com seu estímulo à violência, fez com que tais os casos explodissem em números. No IBGE são diversos relatos de agressões de perfil político, simplesmente por trabalharmos em um órgão público. O viés negacionista do governo Bolsonaro estimulou o repúdio à Ciência, a produção do IBGE está ancorada em pilares científicos. Por estas razões, os trabalhadores do IBGE estão na linha de frente dos ataques bolsonaristas. O sindicato segue cobrando do órgão para que seja mais efetivo em se posicionar em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras da instituição e que priorize a publicidade a respeito do IBGE e das nossas pesquisas, para que a informação combata as notícias falsas que tanto prejudicam nosso trabalho e violentam nossos trabalhadores. Pagamos a conta pelos cortes sucessivos em orçamento para publicidade, tanto nas pesquisas correntes como no censo. É inaceitável a inércia da casa diante dos casos reportados.
Aos trabalhadores e trabalhadoras vitimados, nossa solidariedade e apoio. O sindicato segue atento e acompanha os casos que chegam, que tenhamos, nesse novo ano, respeito com o corpo da casa e um mundo melhor. Que venham novos tempos onde nossos direitos sejam resguardados, nossas vidas preservadas e que possamos viver bem, com dignidade e respeito.
Agradecemos aos companheiros e companheiras o empenho na luta e deixamos claro que, no novo ano, voltaremos ainda mais fortes.
Feliz Natal e boas festas,
Saudações sindicais
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.