A negociação salarial entre ASSIBGE-SN e Ministério de Gestão e Inovação (MGI) assegurou ganhos para aposentados e pensionistas no novo desenho com 20 níveis. Os 5 níveis adicionais foram inseridos no início da carreira, de forma que todos os aposentados que se encontram no topo da carreira continuarão no topo da carreira, os que estão a um degrau do topo continuarão a um degrau do topo, e assim por diante.
Na nova proposta, que passa a vigorar a partir de Janeiro de 2025, o aumento no percentual do Vencimento Básico (VB) na composição da remuneração resultará em ganhos aos servidores ativos e aposentados que têm anuênios.
Considerando os percentuais para 2025 e 2026, a proposta traz um reajuste médio de 19%, para servidores efetivos da ativa, aposentados e pensionistas do IBGE em cada nível da carreira e cada grau de titulação. O resultado mostra avanços substanciais obtidos pela ASSIBGE ao longo do processo de negociação, com uma oferta inicial do governo com reajuste médio em torno de 12%, partindo, num segundo momento, para um reajuste médio de 17% na proposta recebida em 27 de junho, e, por fim, em 19% na proposta recebida em 15 de julho e agora aceita pela categoria. Avaliando o final das carreiras de nível intermediário e superior do IBGE, que terão igualmente 19% de recomposição no período 2025/2026, acrescido dos 9% concedido em 2023, a recomposição para essa faixa, que concentra o maior número de servidores, incluindo aposentados e pensionistas, representará 29,7% no período 2023/2026.
A luta pela integralização da GDIBGE aos aposentados prosseguirá, e o presente acordo foi visto pelas assembleias como um passo seguro neste sentido, ao minorar as perdas aos aposentados, aproximando assim os valores recebidos pelos aposentados em relação aos ativos e, ao mesmo tempo, reduzindo o impacto orçamentário de uma integralização futura desta parcela remuneratória.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.