A Associação dos Servidores da Fundação Seade – ASSOSEADE, representante dos funcionários da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados – SEADE, vinculada à Secretaria de Governo do Estado de São Paulo e referência na produção e disseminação de análises e estatísticas socioeconômicas e demográficas, vem manifestar o seu apoio à realização do Censo Demográfico em 2020 em sua completude e abrangência.
O Censo Demográfico não é simplesmente uma pesquisa que tem por objetivo contar a população de um país. Além da importância de saber quanto somos e onde estamos no território nacional, suas informações têm papel fundamental no conhecimento, atualização e monitoramento da realidade social, econômica, demográfica e ambiental do país. Fornecem subsídios importantes sobre sexo, idade, escolaridade, acesso a serviços públicos, estado civil, religião, raça/cor, trabalho, rendimento, migração, características dos domicílios, entre outras tantas informações populacionais relevantes. Trata-se do único levantamento que cobre todos os municípios do país, tanto na zona urbana como na rural e representa ferramenta fundamental para o planejamento governamental e privado, pesquisas em universidades, institutos e a população em geral.
Neste momento da conjuntura nacional em que se discute crise econômica, reforma da previdência social, segurança e questões fronteiriças, a realização do Censo Demográfico em 2020 em sua forma integral torna-se ainda mais necessária. Seus resultados fornecerão indicadores imprescindíveis para dimensionar os impactos no mercado de trabalho e nas condições de vida pós-reforma trabalhista, realizar projeções demográficas que subsidiem adequadamente a construção de cenários futuros em todas as áreas sociais, traçar o perfil das migrações internacionais reproduzindo, assim, o retrato fidedigno da população brasileira.
A realização do Censo Demográfico exige organização detalhada e testes específicos dos questionários e instrumentos, etapas que demandam tempo e ajustes que não podem ser modificados sem intenso planejamento prévio. A supressão ou simplificação de quesitos, que tem sido justificada pela escassez de recursos, representará prejuízo irreparável à gestão e condução adequada das políticas públicas.
Como servidores envolvidos na área de pesquisa socioeconômica e demográfica acompanhamos as transformações da realidade nacional e os rebatimentos para o Estado de São Paulo e seus municípios. Cotidianamente somos usuários das bases de dados do IBGE e, particularmente, dos censos demográficos.
Assim sendo, enfatizamos a relevância de realização do Censo Demográfico em 2020 sem cortes ou reduções de conteúdo, tendo assegurados os recursos financeiros e humanos necessários, bem como a manutenção das questões técnicas e metodológicas elaboradas pela equipe do IBGE, para que o Brasil continue a ser referência mundial pela qualidade dos Censos que produz.
Associação dos Servidores da Fundação Seade – ASSOSEADE Abril de 2019
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.