Estamos sem concurso desde 2015 e esta é a primeira solicitação deste governo, o que já causou enorme prejuízo em termos de perda de conhecimento. A solicitação é urgente e de extrema importância, mesmo que o número seja insuficiente para suprir a defasagem de trabalhadores e deixa claro que estão destinando trabalhos permanentes para servidores contratados na modalidade de temporários.
O IBGE, que no passado chegou a ter cerca de 15 mil servidores efetivos, conta no momento com apenas 4.197, dos quais 1.031 já podem se aposentar. O quantitativo solicitado pela direção do IBGE, ainda que venha a ser plenamente atendido, não é suficiente nem mesmo para repor as perdas de servidores dos últimos 10 anos.
A solicitação foi encaminhada ao Ministério da Economia e esperamos que seja acatada assim como, queremos que o IBGE solicite mais trabalhadores permanentes para recompormos nosso quadro efetivo. O IBGE será de enorme importância para retomada do país que encarou uma pandemia e teve diversos setores e nosso povo, negligenciados pelo governo. Não há futuro sem planejamento e não há planejamento sem dados sobre a sociedade e sobre o território.
Saudações sindicais,
ASSIBGE Sindicato Nacional
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.