Nota Técnica do Instituto Questão de Ciência desaconselha a realização do Censo em 2021
“O risco envolvido em realizar o recenseamento neste momento é superior aos benefícios”
Conforme resolução tirada em nossa última plenária encomendamos uma nota técnica sobre a realização da pesquisa este ano, 2021. Importante frisar que o sindicato apenas solicitou a nota, não tendo qualquer interferência ou participação em sua elaboração.
O Instituto Questão de Ciência, presidido por Natalia Pasternak, é o instituto pioneiro em divulgação científica e defesa da ciência no Brasil. A nota técnica foi elaborada pelos pesquisadores Daniel Lahr e Luís Magalhães e pode ser acessada na íntegra pela página do instituto ou por aqui.
A nota técnica aborda os cortes realizados no censo, e as mudanças no planejamento definidas a partir de 2019. Ela avalia detalhadamente a possibilidade de realização dos processos de trabalho principais envolvidos no censo demográfico, bem como as recomendações para que eles sejam efetivados, analisa os processos seletivos, o treinamento, montagem de postos de coleta e a coleta em si. Por fim é possível encontrar uma série de recomendações para termos um Censo com segurança e sem mortes.
“Considerando os argumentos expostos ao longo desta Nota Técnica, resta claro que não é aconselhável a realização do Censo Demográfico no ano de 2021, tanto devido aos cortes orçamentários e nos instrumentos de coleta de dados, como em razão da grave situação epidemiológica vigente no país.”
Para fechar, recomendamos a leitura na íntegra e pedimos que, não façam do Censo um jogo, ele é a pesquisa mais importante que temos e auxiliará na reconstrução do país. O Censo feito como imposição e sem verba coloca em risco a qualidade da pesquisa no cumprimento de seus propósitos. O Sindicato segue em sua luta incansável defendendo o instituto, o Censo e nossos trabalhadores e trabalhadoras.
Saudações sindicais
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.