O Governo Federal autorizou a abertura de um novo processo seletivo simplificado para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O objetivo é o preenchimento de 209 vagas temporárias, de acordo com portaria divulgada nesta segunda-feira (25/3) no Diário Oficial da União (DOU). Os candidatos aprovados serão contratados temporariamente para atuar no Censo Experimental de 2019. A assessoria de comunicação do IBGE afirmou que o edital deve ser divulgado em algumas semanas.
As oportunidades são divididas da seguinte forma:
Agente censitário municipal – quatro vagas
Agente censitário supervisor – 25 vagas
Recenseador – 180 vagas
O candidato que quiser se inscrever para resenceador precisará ter nível fundamental completo, enquanto para as demais vagas é necessário diploma de nível médio.
Segundo a portaria, o prazo para a publicação do edital de abertura de inscrições é de seis meses, ou seja, até 25 de setembro. De qualquer forma, o documento afirma que os profissionais poderão ser contratados a partir de julho deste ano.
Os contratos terão duração de até um ano, com a possibilidade de prorrogação. Passado o período de três anos do resultado final da seleção, os contratos firmados não poderão mais vigorar.
Concurso para efetivos
O IBGE atualmente sofre com grande déficit de funcionários, juntamente com escassez de recursos financeiros e muitas aposentadorias sem reposição. Por isso, o órgão está aguardando a autorização de 1.800 vagas para novo concurso. Oportunidades seriam para nível médio e superior.
Estado de Minas/Correio Braziliense (25/3/2019)
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.