RIO – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estudar reduzir questões relacionadas ao deslocamento, à emigração internacional e à mortalidade no questionário do Censo Demográfico 2020, informou em nota o Sindicato Nacional dos Trabalhadores do IBGE.
De acordo com o sindicato, a possibilidade de mudanças no questionário foi apresentada pelo novo diretor de pesquisas do IBGE, o demógrafo Eduardo Rios-Neto, durante reunião com técnico do instituto na quinta-feira passada. Seriam propostas “completamente diferentes” das debatidas até então.
“O diretor apresentou propostas completamente diferentes das que Ricardo Paes de Barros, que havia sido designado pela presidente [do IBGE, Susana Cordeiro Guerra], para reduzir o questionário, havia defendido”, informou o sindicato, acrescentando que as mudanças foram apresentadas “sem justificativa”.
Na semana passada, servidores do IBGE protestaram em frente à sede do instituto, no Centro do Rio, contra os cortes do orçamento do Censo e a redução do questionário. Eles solicitaram uma reunião com a presidente do IBGE, mas não foram recebidos.
Procurado, o IBGE ainda não comentou o conteúdo da nota.
Bruno Villas Bôas – Valor Econômico (13/5/2019)
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.