Seguindo a orientação da Executiva Nacional, diversos núcleos da ASSIBGE-SN realizaram assembleias para avaliar a primeira proposta de ajuste salarial. As assembleias ocorreram entre os dias 23 e 27 de fevereiro, de forma remota ou híbrida. Foi verificado, em todos os estados, um número maior de participantes em relação às assembleias anteriores.
De maneira geral, as assembleias avaliam positivamente a abertura da mesa de negociação como forma de diálogo entre sindicatos e governo para apresentação das demandas dos trabalhadores e trabalhadoras. Esse instrumento de negociação não ocorria no governo anterior, o que representou uma série de perdas aos servidores, a exemplo do congelamento dos salários e a retirada de direitos.
A proposta de reajuste em 7,8% nos salários e 48% no vale alimentação foi avaliada como positiva porém insuficiente para reconstituir as perdas que estão acumuladas em 27%, contando o período do último governo, e ultrapassam 40% desde o último aumento real dos salários. Por esta razão, as assembleias avaliam como necessário as representações pautarem o remanejamento de mais recursos do orçamento do governo para o reajuste dos salários nas próximas rodadas.
Não deixe de participar das assembleias, precisamos construir juntos o nosso futuro.
Saudações sindicais,
Assibge Sindicato Nacional
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.