Lutamos por recuperação orçamentária e o melhor CENSO para o nosso país, que a direção da casa siga no mesmo rumo
A apresentação de uma pauta sobre o censo demográfico conversada com diferentes áreas responsáveis pelo censo demográfico, constitui mais uma ação do sindicato na luta em defesa de um censo completo, bem-feito e com segurança sanitária.
As propostas da direção que mutilaram o censo com a justificativa de viabilizá-lo não foram bem-sucedidas, o Censo segue precisando do seu orçamento completo para entregar ao país o embasamento necessário em sua retomada. O censo experimental realizada em Poços de Caldas deixou escancarado que o corte do questionário não sanou a sua anterior justificativa, ou seja, uma menor demanda de trabalhadores. Então, precisamos de pelo menos 205 mil recenseadores, a ajustar ainda pela população de 2022, bem como das perguntas centrais, ceifadas sem justificativa e completamente necessárias, visto que foram inseridas e pensadas pela equipe técnica da casa depois de diálogo com a sociedade. Esses são exemplos claros de pontos relevantes levantados pelos trabalhadores do IBGE.
O sindicato segue na luta por orçamento completo, buscando pautar o censo na Comissão Mista do Orçamento para a LDO 2022. Lembrando que ainda faltam recursos para a preparação do censo em 2021 pois a verba extraordinária definida para o IBGE seguir nas atividades do censo ainda não é suficiente. Demandamos maior transparência do IBGE a respeito do orçamento faltante para quais atividades. Para fechar, ressaltamos que obtivemos a solicitação de amicus curiae para acompanhar e subsidiar a ação no STF movida pelo governo do Maranhão aceita. No processo seguiremos certamente pautando o censo completo. A recomposição orçamentária para o censo é de pelo menos 3,1 bi, lembrando que o censo brasileiro é um censo barato no cenário internacional.
Queremos um censo que realmente reflita as necessidades da sociedade brasileira. Precisamos do Censo para a geração e monitoramento das políticas públicas tão essenciais para estruturar o estado brasileiro em seus 5.570 municípios e demais níveis de governo. Esperamos que a direção da casa não siga o governo e nos auxilie escancarando os dados e recuperando o que nos foi tirado e que será retirado da sociedade caso não tenhamos o melhor Censo no próximo ano. O CENSO é um direito do povo brasileiro.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.