São Paulo – Mais um veículo da imprensa estrangeira decidiu se posicionar sobre o que está acontecendo no Brasil: o jornal britânico The Guardian. Em editorial publicado na terça-feira (23/05) sob o título “O povo merece ter voz”, a publicação defende a saída do presidente Michel Temer e que ocorra uma nova eleição direta no País.
O texto reforça que as chances do peemedebista seguir no cargo são baixas diante do escândalo com a delação dos donos da JBS, do julgamento da chapa Dilma-Terner no TSE e a possibilidade de parlamentares convencerem o presidente a renunciar.
Porém, mesmo com a renúncia de Temer, o The Guardian afirma que não deveria ficar nas mãos de políticos investigados a escolha do novo presidente. Segundo o texto, se tivermos eleições indiretas, o povo brasileiro pode entrar em uma apatia, ou fazer com que a população se volte, no longo prazo, para figuras autoritárias, como Jair Bolsonaro, por sua imagem de “anti-político”.
E no fim, o editorial ainda reforça: “os políticos brasileiros colocaram o país nessa bagunça: eles deveriam deixar os 143 milhões de eleitores decidirem como querem sair dela”.
Por Rodrigo Tolotti Umpieres
Publicado pelo InfoMoney (24/5/2017)
Íntegra do Editorial de The Guardian pode ser acessado pelo link: https://www.theguardian.com/commentisfree/2017/may/23/the-guardian-view-on-brazilian-corruption-the-public-deserve-a-voice
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.