Integralidade e paridade da GDIBGE serão discutidas na reestruturação do Plano de Carreira – No final do ano o governo publicou Orientação Normativa (nº 5, de 19 de dezembro de 2016), que trata da opção pela incorporação das gratificações de desempenho de algumas categorias do funcionalismo federal. A ASSIBGE-SN esclarece que esta medida não abrange os servidores do IBGE, visto que não consta do Acordo que assinamos em 2015, diferentemente de alguns setores do funcionalismo.
A decisão do governo foi deixar de fora da incorporação todos os servidores que se aposentaram antes de 2004, o que promove a exclusão de parcela dos aposentados e, na prática, representa a quebra da paridade salarial. Além disso, para as categorias que aceitaram a proposta do governo neste ponto há um termo de acordo individual, em que o servidor abre mão de levar a questão à Justiça, mesmo que a questão tenha transitado em julgado.
A ASSIBGE-SN levou esta preocupação às assembleias de base, que definiram em todo o Brasil pela rejeição deste ponto no Acordo que foi firmado com o governo.
É importante frisar que já existe um parecer favorável à paridade entre aposentados e servidores da ativa, no que diz respeito à incorporação dos valores da GDIBGE. É com base nisso que o Sindicato vem orientando a todos os que estão para se aposentar que ingressem na Ação judicial do DAP até julho de 2017, que visa assegurar 90% do total da gratificação.
No caso do IBGE, a aceitação deste ponto do Acordo representaria a exclusão dos que se aposentaram antes de 2004 e abrir mão de ganhos da ação da GDACT (na qual ainda temos valores retroativos a receber), e da ação do DAP, também com direito ao pagamento de retroativos para uma parte da categoria.
Em reunião com a ASSIBGE-SN (outubro/2016), o Secretário do MPOG, Augusto Akira Shiba, reconheceu a justeza do nosso pleito de debater a paridade e integralidade da incorporação da GDIBGE na reestruturação do Plano de Carreira, diante das ações já ganhas.
Recentemente o Planejamento sinalizou que aguarda apenas a posição favorável do Presidente do IBGE, Paulo Rabello de Castro, para que o debate sobre a reestruturação da Carreira seja retomado, com a instalação do Grupo de Trabalho tripartite (MPOG, IBGE e ASSIBGE-SN) para tratar deste assunto. O Sindicato já enviou ofício ao Presidente, cobrando uma posição o mais rápido possível a este respeito.
Silvio Feroleto diz
A minha aposentadoria saiu em 01/02/2017, pela prévia do contracheque acho que a GDIBGE está com valor baixo. O que fazer?
Geraldo Gomes de Oliveira diz
Qual é o critério para pagamento dos 3,17%. Por que não pagam todos de uma só vez ?
Atenciosamente,
Geraldo.
Henrique Acker diz
Infelizmente a Justiça determinou que as ações são de grupos de cinco pessoas. Daí essa lentidão.
Sonia Albieri diz
Gostaria de saber o que significa esse prazo “julho de 2017” na recomendação que o sindicato está fazendo para ingressar na Ação judicial do DAP até julho de 2017? O que acontece deposi disso?
Henrique Acker diz
Trata-se do prazo limite para quem quiser dar entrada na Ação movida pelo DAP sobre a GDIBGE.
José Silva Santos diz
Senhores,
Respondam-me:
De acordo com essa instrução normativa de no 5, os aposentados que já recebem 90% da GDIBGE correm o risco de perdê-la?
José S. Santos
Goiânia -GO
Henrique Acker diz
Não.