Durante a visita da Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, o presidente do IBGE, Marcio Pochmann destacou a necessidade da reestruturação da carreira do IBGE e a valorização salarial dos trabalhadores temporários. O diálogo realizado entre a Direção do IBGE e o Ministério aconteceu após a solicitação de apoio nas negociações, encaminhado pelo Sindicato à Direção do IBGE.
O caráter de urgência das duas demandas ficou evidente durante o ato, promovido pelo Núcleo DIPEQ-RJ, realizado na frente da sede do IBGE, no mesmo dia da visita da ministra. Na oportunidade, os sindicalistas realizaram um diálogo com a ministra destacando pontos prioritários para os trabalhadores do IBGE e a necessidade de encontro com a ministra para apresentação do projeto de reestruturação da carreira, fruto da greve de 2014 e acordado entre Sindicato e a Direção no mesmo ano.
A segunda rodada da mesa específica com Ministério da Gestão e Inovação que tratará da reestruturação da carreira está marcada para o dia 22 de março. Por isso, é fundamental que a reunião entre ASSIBGE, IBGE E MPO ocorra com antecedência, o que sinalizará sintonia entre sindicato, órgão e ministério responsável pelo IBGE.
Segue trecho da matéria veiculada na Intranet do IBGE em 29 de janeiro de 2024 que revela detalhes do diálogo entre o presidente do IBGE, Marcio Pochmann, e a Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.
“Ele ainda salientou à ministra a importância da valorização salarial e de carreira dos quadros do Instituto. “Foi possível colocar para a ministra a necessidade do estabelecimento das carreiras que sejam adequadas à finalidade e à capacidade do IBGE e dos seus servidores qualificados em produzir informações para o planejamento do desenvolvimento do país. Não apenas nas carreiras, mas na questão salarial, especialmente dos trabalhadores temporários, que vivem com remuneração muito restrita. Essa é a pauta do IBGE junto com o sindicato. Também destacamos a necessidade de ter recomposição do orçamento do Instituto para cumprir o seu Plano de Trabalho, que pela primeira vez em sua história, permitiu integrar as diferentes áreas de desenvolvimento tecnológico da pesquisa, da geociência, da divulgação, da parte executiva do IBGE”, concluiu Pochmann.”
Fonte Intranet IBGE 29 de janeiro de 2024
Saudações sindicais,
Assibge Sindicato Nacional
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.