Os debates realizados durante a reunião da Direção Nacional da ASSIBGE-SN, ocorrida em Nova Friburgo/RJ de 18 a 21 de novembro, serviram de referência para uma série de resoluções aprovadas pelos delegados presentes. O primeiro deles foi sobre o momento que o país atravessa e suas consequências para os trabalhadores.
Os professores Carlos Pinkusfeld (Instituto de Economia/UFRJ) e Roberto Dutra (Sociologia da UENF) foram os convidados para debater o tema “Que conjuntura é essa?”, que também contou com um informe sobre o material publicado pelo Sindicato, a ser enviado a todos os ibgeanos. O tema é parte de uma série de encontros promovidos pela ASSIBGE-SN e o Instituto Cultiva (o primeiro foi no Rio e o segundo em São Paulo), visando localizar os problemas e os desafios da classe trabalhadora para o próximo período.
Em sua palestra, Carlos Pinkusfeld deu ênfase aos problemas econômicos que enfrentamos a partir de uma opção recessiva feita ainda no governo Dilma II, com a nomeação de Joaquim Levy para o Ministério da Fazenda. De acordo com Pinkusfeld essa política recessiva neoliberal mantida e aprofundada pelo governo Temer só agravará a crise, na medida em que retira da economia recursos públicos, num momento de recessão, desemprego e nenhuma confiança do empresariado em retomar a produção.
Já o professor Roberto Dutra abordou a incapacidade das esquerdas e dos movimentos populares em dialogar com a grande massa, tomando como exemplos a eleição presidencial nos Estados Unidos e a eleição municipal no Rio, deste ano. Para Dutra, a opção por um discurso acadêmico, com temas e abordagens que só são compreensíveis a setores da classe média universitária, impossibilitou o diálogo com o eleitorado mais pobre e, sobretudo, o que é composto por mulheres evangélicas, o que explica em grande parte a derrota do candidato da esquerda no segundo turno para a Prefeitura do Rio.
Os dois palestrantes levantaram temas que apontam, cada um em sua área, para a necessidade das esquerdas e dos movimentos sindical e popular repensarem suas políticas e sua linguagem. Mais detalhes sobre o debate serão publicados em jornal especial sobre a reunião da Direção Nacional da ASSIBGE-SN.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.