Aconteceu ontem (16 de fevereiro), em Brasília, a primeira reunião da mesa de negociação permanente dos servidores públicos federais com o governo. Estávamos presentes representados pelo companheiro e diretor da Executiva Nacional, Elvis Vitoriano.
O intuito do Fonasefe e das demais entidades presentes era ter uma resposta formal do governo sobre o ofício protocolado no primeiro dia útil do mandato.
Para resgatar, em síntese, as nossas reivindicações foram:
- Reajuste salarial de 26,94%;
- Aumento dos valores dos auxílios (alimentação, saúde, transporte e creche);
- Revogação das medidas prejudiciais ao Serviço Público implementadas no governo Bolsonaro – decretos, Instruções Normativas (IN) e portarias.
Em resposta ao pedido de reajuste de 27%, referente às perdas salariais de 2019 a 2022. O Governo respondeu com uma proposta de 7,8% a partir de 1º de março deste ano. Outro ponto foi o auxílio alimentação: o aumento oferecido pelo Governo foi de 43,6% (variação do IPCA de 02/2016 a 02/2023), passando dos atuais R$ 458,00 para R$ 658,00.
Na devolutiva do Governo, também consta que, até o mês de maio, a Secretaria de Gestão de Pessoas e de Relações de Trabalho (SEGRT) do MGI, apresentará uma proposta de funcionamento da Mesa Nacional de Negociação Permanente, bem como um calendário de discussão dos demais itens da pauta de reivindicações.
A ASSIBGE já sinaliza que o reajuste inicial é um reajuste emergencial para 2023. O governo entregou ontem a primeira proposta, ela não chega perto das perdas que tivemos, recomendamos a realização de assembleias junto com a base para que possamos desenvolver e prosseguir com a negociação.
*Uma próxima reunião com o governo ficou pré-agendada para 27 ou 28 de fevereiro.
Façam as assembleias, participem.
Confira o vídeo feito pelo Elvis logo após a reunião: nosso instagram
Para acessar ao ofício protocolado no dia 2 de janeiro: circular com o ofício
Saudações sindicais,
ASSIBGE Sindicato Nacional
crédito: a foto da capa da publicação é do Raphael de Araújo, FENAJUFE
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.