por: Letícia Giannella
1 – Ainda que o termo favela quase sempre estivesse presente como um complemento do nome principal, geralmente entre parênteses, tanto na base territorial quanto nas tabulações dos resultados e nos agregados de setores censitários.
2 – Ressalta-se que há iniciativas anteriores, como a formação de um outro grupo de trabalho ainda em 2003, que buscaram promover essa reformulação, porém esbarraram em dificuldades de diversas ordens que não permitiram a consecução da tarefa.
3 – Na página https://eventos.ibge.gov.br/infofavela2023/ o leitor encontrará todos os registros do encontro, bem como seus principais resultados.
4 – Ressalta-se que, no momento, o IBGE não se propôs a alterar o conteúdo dos critérios, uma vez que eles orientaram a pesquisa censitária de 2022 e, além disso, modificar a essência dos critérios implicaria na impossibilidade de realizar a comparação entre os resultados do Censo 2010 e 2022.
5 – Disponível em: https://www.ibge.gov.br/geociencias/organizacao-do-territorio/tipologias-do-territorio/15788-favelas-e-comunidades-urbanas.html
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.