Ontem, 24 de agosto, ocorreu nossa primeira reunião com Marcio Pochmann, presidente do IBGE que tomou posse no dia 18 deste mês.
O encontro foi realizado na sede do órgão uma semana após a posse do novo presidente. Pochmann sugeriu reuniões sistemáticas com o sindicato para termos um diálogo permanente.
O sindicato apresentou de forma geral a necessidade de reverter o processo de precarização do IBGE e de democratizar a gestão do órgão. A Assibge reivindicou também a equiparação salarial dos APMs ao piso do vencimento básico do nível intermediário (R$2.676,42), solicitando ação urgente da direção para que esse reajuste esteja contemplado no projeto de lei orçamentaria de 2024, que será encaminhado ao congresso na próxima semana.
A ASSIBGE solicitou ainda que a direção do IBGE expresse ao governo o desejo de que o IBGE esteja contemplado no grupo de 10 órgãos que terão abertura de negociação sobre reestruturação de carreira em setembro.
O presidente afirmou que iria estudar as demandas e solicitou que o sindicato enviasse documentação sobre.
A Executiva avalia a reunião de forma positiva, entende que seja o início de um processo diálogo com a direção e tem expectativa de avançar em questões urgentes e em pautas históricas para a ASSIBGE.
Saudações sindicais,
Executiva Nacional da Assibge
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.