Iniciou na segunda-feira, 2 de outubro de 2017, a fase de coleta do Censo Agropecuário, que tem por objetivo retratar a realidade do campo brasileiro. Para isso, o IBGE conta com seu corpo técnico, além de 31 mil censitários, dos quais 26 mil agentes de coleta, que irão a todos os cantos do Brasil levantar os dados que constam do questionário.
Lembramos que a ASSIBGE – Sindicato Nacional, junto a diversas entidades que lidam com os dados do campo, alertou, desde que o Censo Agro foi anunciado, para as limitações orçamentárias e o enxugamento do questionário, o que impõe restrições a um levantamento minucioso da realidade agrária brasileira em toda a sua diversidade.
Ao contrário dos que enxergam no Censo Agro apenas oportunidades de mercado, a ASSIBGE-SN reforça a necessidade cada vez maior de associar a imagem do campo brasileiro ao trabalho cotidiano do pequeno agricultor e dos assentamentos agrícolas, maiores fornecedores de alimentos e que garantem grande parte dos empregos rurais.
Saudamos a disposição dos valorosos técnicos do IBGE e censitários envolvidos no trabalho do Censo Agropecuário. Temos a convicção de que vocês estão empenhados nas mais diversas tarefas que envolvem a construção deste trabalho grandioso. Esta tem sido a tradição dos ibgeanos, principal patrimônio do IBGE.
Como sempre fez, a ASSIBGE-SN estará ao lado de todos para assegurar que condições de trabalho dignas sejam oferecidas, sem atropelos, para a realização das tarefas censitárias dentro do que espera a sociedade brasileira.
Executiva Nacional da ASSIBGE-SN
4 de outubro de 2017
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.