A Direção da ASSIBGE-SN se reuniu com a Direção do IBGE, na última terça-feira (03/10), para debater a nova carreira. A reunião durou aproximadamente 50 minutos e aconteceu na Presidência do IBGE.
A direção do sindicato relembrou o contexto de elaboração da nova carreira, fruto da greve de 2014, referendada em assembleias de base e acordada entre sindicato e IBGE. Foi realizada uma apresentação dos pontos centrais da nova carreira, dentre eles a adequação da estrutura de cargos à realidade de trabalho do IBGE e a integralização da GDIBGE ao vencimento dos servidores aposentados, o que colocaria um fim na insegurança quanto ao pagamento da GDIBGE para eles. Foi destacado que a nova carreira prevê salários iguais ao grupo de servidores do ciclo de gestão do Governo Federal que realizam atividades semelhantes as exercidas por trabalhadores do IBGE, a exemplo dos servidores do IPEA e Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental .
A reunião tratou sobre pontos orçamentários e não orçamentários contidos na proposta da nova carreira, uma vez que o governo sinaliza com restrições para mudanças com impactos orçamentários no próximo ano. A direção do IBGE fez sugestões ao projeto no sentido de refletir um IBGE sintonizado com as inovações no serviço público e com a tendência de digitalização das atividades. A Direção do Sindicato ponderou que o documento é fruto de um amplo processo de discussão e consegue atender a diferentes planos de trabalho do IBGE. Os Diretores da ASSIBGE-SN enfatizaram que a reestruturação traz, principalmente, como vantagens, uma maior segurança na composição da remuneração dos servidores, ativos e aposentados, e possui maior aderência em relação às atividades realizadas pelos servidores, reduzindo a possibilidade de passivos trabalhistas.
O Sindicato solicitou à Direção do IBGE um estudo de impacto financeiro em relação aos novos valores propostos na nova carreira. A direção da ASSIBGE-SN apontou para a importância no alinhamento entre a Direção Sindicato e Direção do IBGE na reunião do dia 23 de outubro com o Ministério de Gestão e Inovação (MGI). A convergência de interesse entre Sindicato e Direção do Órgão será determinante para o avanço das negociações.
Estão previstas para as próximas semanas ações para mobilizar a base de trabalhadores do IBGE. Serão realizadas lives, atos no dia da reunião com o MGI e campanhas de engajamento com o objetivo de sensibilizar a Direção e o Governo para a urgência do tema.
Só a luta muda a vida!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.