Nascido em 31 de março de 1890, na cidade de São Francisco do Conde (Região Metropolitana de Salvador), Teixeira de Freitas foi um dos pioneiros da pesquisa estatística nacional e o principal idealizador e primeiro Secretário Geral do IBGE.
Tudo o que representa o IBGE para a nação é, em grande parte, fruto da luta e do desempenho de Mário Augusto Teixeira de Freitas. Teixeira de Freitas fez parte de uma geração de funcionários públicos formados e engajados no serviço público no início do primeiro período republicano, uma geração que passou a pensar seu papel na construção do Estado e a forma com que os governos da Primeira República geriam o Estado.
Como exaltado no necrológio escrito pelo poeta Drummond:
“Antes dele, nossa estatística era um serviço à espera de uma fórmula, e essa fórmula foi ele quem a cunhou e fez aplicar: cooperação interadministrativa. Não teríamos nunca estatística brasileira por um esforço federal isolado, maciço que fosse; era necessário, transpondo montanhas de inibições, interessar no assunto todas as unidades políticas, chegar até o município, criar um sistema (…). Sem governar o menor pedaço do Brasil, influía profundamente na sua evolução. (…) Um dos melhores brasileiros do seu tempo”.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.